Empresas
Empresas que realizam operações de comércio exterior
As empresas que participam do comércio internacional, estabelecem uma constante procura (importadores) e oferta (exportadores) de moeda estrangeira, bem como a atração e reposição dos fundos livres dos depósitos de curto prazo. Assim, estas organizações não tem acesso direto ao mercado cambial, e realizam conversões e depósitos via bancos comerciais.
Empresas que realizam ativos de investimento estrangeiro
(Fundos de Investimento, Fundos do Mercado Monetário Internacional, Sociedades Anônimas). Essas empresas implementam as políticas de gestão de portfolio diversificado de ativos, colocando dinheiro em títulos de governos e corporações de diferentes países. Por gíria são chamados como fundos ou funds; o mais conhecido fundo "Quantum" de George Soros, que realiza com sucesso uma especulação com divisas estrangeiras, ou fundo "Dean Witter". À este tipo de empresas são também relacionadas grandes corporações internacionais que trabalham com investimento estrangeiro: a criação de subsidiárias e outros semelhantes, como, por exemplo, a Xerox, Nestlé, GE (General Electric), BP (British Petroleum) e outros.
Empresas de corretagem
Suas funções incluem a redução do comprador e vendedor de moeda estrangeira e execução da conversão entre eles, ou operações de depósito e empréstimo. Por seu trabalho as corretoras cobram uma taxa de mediação de corretagem, como uma porcentagem da transação. Nos últimos anos, foi considerável o desenvolvimento das corretoras ECN (Electronic Communication Network), com plataforma electrônica, que reune o pedido de compra e venda de moeda estrangeira a partir de diferentes fornecedores. Seus clientes são grandes bancos, corretoras e clientes particulares. O acesso a estas corretoras é inacessíveis para a maioria dos investidores privados. Supõe-se que este tipo de corretor não é a favor das contrapartes com os clientes, ou seja não é um formador de mercado (market maker), e só leva comissão
Nenhum comentário