Jargões do Mercado Financeiro
Conheça alguns jargões utilizados no Mercado Financeiro
Países Emergentes: São países que têm grande potencial de crescimento econômico, mas sujeitos à instabilidade. A maioria, entre os quais o Brasil, é muito dependente de capital estrangeiro para financiar o desenvolvimento. Por isso, precisa manter o juro alto, para que os investidores aceitem correr o risco de aplicar o dinheiro nas suas economias.
Mercado Global: Os avanços da tecnologia tornaram extremamente rápida a comunicação entre países. É muito mais fácil e rápido aplicar em vários países ao mesmo tempo. Quando um país eleva as taxas de juros os investidores resgatam o dinheiro aplicado nos demais países( tanto nas bolsas quanto em títulos) para aproveitar a oportunidade.
Bolsa de Valores: São instituições em que se negociam títulos e ações de empresas. Os negócios em bolsa de valores não podem ser feitos diretamente. As operações são realizadas por corretoras credenciadas, que atuam como intermediárias. Os fundos de investimentos e clubes de ações são aplicações que tornam as bolsas de valores acessíveis aos pequenos investidores. A lógica para ganhar investindo em bolsa é comprar ações quando os preços estão em baixa e vender quando os preços estão em alta.
Fuga de Capitais: Para aplicar no Brasil, os investidores precisam trocar seus dólares por reais (a moeda aceita no país). Nessa situação, a procura pela moeda local aumenta e sua cotação sobe. Se os investidores percebem o aumento o risco e a queda nos lucros o dinheiro começa a fazer caminho inverso. Os estrangeiros começam a trocar seus reais por dólares para sair do país. Se a saída é muito forte o país não tem reservas de dólares suficientes, o governo é obrigado a desvalorizar a moeda local.
Nenhum comentário